logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Assembleia faz homenagem ao centenário de nascimento de Seixas Dória

Aconteceu nesta segunda-feira, 24 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, a quarta edição do Projeto Realizadores, celebrando o centenário de nascimento de João Seixas Dória, homem público que muito contribuiu para o fortalecimento da democracia e o engrandecimento do Brasil e de Sergipe. A propositura é da deputada Ana Lúcia Vieira (PT).

Antônio Carlos Dória faz discurso emocionado

Antônio Carlos Dória faz discurso emocionado

A Sessão Especial foi presidida pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado Garibalde Mendonça (PMDB), que destacou o homenageado.

“Seixas Dória um dos grandes incentivadores da nossa geração. Temos em Seixas Dória um grande homem, um grande estadista, um homem que lutou contra tudo e contra todos, contra a Ditadura Militar. Foi deputado estadual, deputado federal e governador do nosso Estado. Nada mais justo essa homenagem pois é um homem que ficou na História de Sergipe; temos que louvar tudo o que ele fez na presença dos familiares e amigos. Só temos que agradecer por ele ter existido”, diz Garibalde.

Em nome da família, o filho, o engenheiro eletricista Antônio Carlos Mesquita Dória disse estar muito emocionado e agradecido com a homenagem. “É uma emoção muito grande, mas é claro que é uma honra a gente participar dessa Sessão Especial e ver quanto meu pai foi importante para o Estado, relembrar os fatos e as coisas por quem ele lutou toda uma vida e acho muito importante para toda a família”, ressalta.

“Meu pai nunca aceitou trocar as benesses dos cargos pela sua dignidade”, enfatizou.

“Meu pai nunca aceitou trocar as benesses dos cargos pela sua dignidade”, enfatizou.

Antônio Carlos destacou a iniciativa da deputada Ana Lúcia Vieira, quando da realização de uma outra propositura devolvendo o cargo de governador a Seixas Dórea. “A gente tem um agradecimento todo especial à deputada Ana Lúcia por ter aprovado propositura devolvendo simbolicamente o cargo de governador ao meu pai”, completa lembrando que a homenagem é o reconhecimento do pai como homem público, tendo realizado muitas atividades na Assembleia Legislativa, em busca de uma sociedade mais justa para todos e o reconhecimento de uma postura ética e coerente.

“Meu pai nunca aceitou trocar as benesses dos cargos pela sua dignidade”, enfatizou.

Autora

Deputada Ana Lúcia é a autora da propositura

Deputada Ana Lúcia é a autora da propositura

A deputada falou da alegria em ter contado com a aprovação dos colegas para a aprovação. “Me sinto feliz por poder expressar em palavras, a homenagem ao ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-governador de Sergipe, João de Seixas Dória. A tarde de hoje é emblemática. A Casa Legislativa celebra o centenário de Seixas Dória de forma que ele merece. Essa homenagem é apenas a primeira de tantas que virão, instituído ano Seixas Dória, cuja lei de minha autoria foi aprovada por unanimidade nesta casa”, ressalta fazendo uma retrospectiva da vida do homenageado até o ano em que morreu em 1992.

O presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento destacou o livro Eu Réu Sem Crime. Um livro abrilhantado com um prefácio do advogado Nelson Hungria. “Seixas Dória soube como ninguém denunciar as injustiças, a crise sem precedentes que atingia todos os setores. A obra de Seixas Dória é um referencial que dignifica a Academia Sergipana de Letras e serve de referencial para as futuras gerações”, enfatiza.

Autoridades

Familiares e amigos acompanharam a homenagem

Familiares e amigos acompanharam a homenagem

O governador Jackson Barreto destacou: “Conheci Seixas Dória e participei da campanha dele. Essa homenagem no seu centenário significa o reconhecimento do povo sergipano ao homem público que amou o seu Estado, o seu país; defendeu as riquezas do nosso país na Câmara Federal, foi um democrata vítima do Golpe de 64. Seixas Dória entusiasma qualquer um de nós. A Assembleia Legislativa e a Academia Sergipana de Letras estão de parabéns pelas comemorações do centenário. As secretarias de Estado da Educação e do município de Aracaju precisam levar um conhecimento mais profundo da vida política de Seixas Dória, um homem à frente do seu tempo”, afirma.

O prefeito Edvaldo Nogueira completou que Seixas Dória permanece vivo. “Suas ideias, seus compromissos, suas propostas e acima de tudo, a sua ação como político, marcou indelevelmente o Estado de Sergipe e o Brasil”, entende.

Projeto

Seixas Dória Neto, durante lançamento de selo em homenagem ao avô

Seixas Dória Neto, durante lançamento de selo em homenagem ao avô

No último dia 19, foi aprovado na Alese, projeto de lei da deputada, instituindo 2017 como o Ano Seixas Dória em defesa dos Direitos Políticos e da Liberdade Democrática. Se estivesse vivo, o ex-governador, ex-deputado estadual e ex-deputado federal teria completado 100 anos em fevereiro deste ano.

O texto do PL define que o Poder Público deve realizar ao longo do ano de 2017 seminários, palestras, audiências públicas sobre a vida de Seixas Dória, bem como promover a discussão política sobre a defesa da liberdade democrática e dos direitos políticos.

Além de homenagear Seixas Dória, a lei tem o objetivo de discutir o papel da liberdade democrática e a defesa dos direitos políticos, num momento de pós-golpe no Brasil, em que o país está vivenciando graves ameaças à sua democracia e aos direitos sociais.

Homenageado

Deputada Ana Lúcia também recebe o selo

Deputada Ana Lúcia também recebe o selo

Nascido em Propriá, em 23 de fevereiro de 1917, João de Seixas Dória viveu até 31 de janeiro de 2012. Filho de Antônio de Lima Dória e de Maria de Seixas Dória. Ele complementou os seus estudos primários no Colégio Antônio Vieira e fez o curso secundário no Colégio Maristas, ambos em Salvador. Entrou, inicialmente, na Faculdade de Direito da Bahia, transferindo-se, no segundo ano, para Faculdade de Direito de Niterói, onde se graduou Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1946. Voltou a Salvador e exerceu a advocacia num escritório próprio, largando a sua profissão para entrar na política. Foi casado com Meire Dória, com quem teve dois filhos: Antônio Carlos Mesquita Dória e Ernane Mesquita Dória.

Diretor regional dos Correios entrega o selo ao deputado Garibalde

Diretor regional dos Correios entrega o selo ao deputado Garibalde

Na década de 1940, no governo do prefeito de Aracaju, Josaphat Carlos Borges, foi secretário da prefeitura. Filiou-se à UDN após o fim do Estado Novo, foi eleito deputado estadual em 1947 e, em 1950, chegou ao posto de líder da bancada. Em 1954 e 1958 foi eleito deputado federal e integrou-se à Frente Parlamentar Nacionalista e em 1960 foi entusiasta da candidatura presidencial de Jânio Quadros, servindo-lhe como vice-líder do governo na Câmara dos Deputados. Consumada a renúncia de Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961, Seixas Dória integrou a “Bossa Nova” da UDN.

Em 1962, já membro do Partido Republicano, foi eleito governador de Sergipe derrotando o udenista Leandro Maciel. Assinou, sob ressalva, o “Manifesto dos governadores democratas”, uma iniciativa do paulista Ademar de Barros. Aliado do presidente João Goulart, defendia as chamadas “reformas de base” a ponto de opor-se, via rádio, ao Golpe Militar que abreviou o mandato presidencial em 31 de março de 1964.

Seixas Dória foi membro da Academia Sergipana de Letras, como sendo um de seus imortais, onde ocupava a cadeira de nº 32, e era autor de “Sílvio Romero, jurista e filósofo” e “Eu, réu sem crime”

Solenidade

A mesa foi composta pelo deputado Garibalde Mendonça (PMDB), o governador Jackson Barreto (PMDB), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Josenito Vitales (Nitinho), o presidente da Acadamia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento; o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto desembargador Edson Ulisses Melo, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Cezário Siqueira, e, o diretor-regional dos Correios, Israel Bispo Santos.

Familiares e amigos do ex-governador Seixas Dórea a exemplo do empresário Tarcísio Teixeira, a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), o juiz José Anselmo Nascimento, a historiadora Terezinha Oliva, o advogado Aurélio Belém, os deputados Georgeo Passos (PTC), Goretti Reis (PMDB) e Luciano Pimentel (PSB), participaram da Sessão Especial.

Um vídeo-documentário produzido pela TV Alese, sobre a vida de Seixas Dória foi exibido no início da solenidade que também contou com o lançamento oficial do selo comemorativo ao centenário de Seixas Dória e com a entrega de uma placa ao filho Antônio Carlos.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo