logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Constituição estadual: Maria destaca importância de rememorizar a história

Por Ascom Parlamentar

Ao participar hoje (8), do primeiro do Simpósio Constituição de Sergipe, a deputada Maria Mendonça (PSDB) destacou a relevância de rememorizar um momento histórico, como os 30 anos de elaboração da Constituição do Estado de Sergipe. “A concepção da nossa Constituição representa um grande avanço no que diz respeito à garantia de direitos”, disse. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa, teve início nesta terça-feira e se encerra na próxima quinta-feira (10), no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Maria lembrou que o seu pai, ex-deputado Francisco Teles de Mendonça, o “Chico de Miguel”, em 1967, ajudou a aprovar o texto constitucional elaborada por técnicos. “Essa primeira, os técnicos elaboraram e a Assembleia Legislativa, sob a presidência do então deputado Gilton Garcia, aprovou. Já a de 1989 foi feita pelos próprios parlamentares que compunham a Casa Legislativa, à época”, afirmou a deputada, ressaltando a importância desse momento para o fortalecimento do Estado e da cidadania.

A deputada ressaltou que durante a elaboração, que durou 12 meses, os deputados se reuniam pela manhã para a sessão plenária e à tarde se dedicavam à construção do texto constituinte. “Foi um momento muito rico e decisivo da nossa história. Honra-me saber que o meu pai fez parte desse processo, deixando para todos os sergipanos a sua importante colaboração nesse e em tantos outros períodos da política de Sergipe”, disse.

O segundo Simpósio traz como proposta uma reflexão sobre o exercício consciente da cidadania. Além de parlamentares, diversas autoridades participam da programação que conta com palestras e painéis, todos eles voltados a elementos de ordem constitucional.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo