Espaço do Servidor

Portal do Servidor

Dedicação dos profissionais da Contabilidade em SE é destacada na Assembleia

O deputado Georgeo Passos (PTC) homenageou durante Sessão Especial realizada no final da tarde desta segunda-feira, 21, os contabilistas sergipanos, em comemoração aos 70 anos do Conselho Regional de Contabilidade. Na ocasião, a presidente do CRC/SE, Ângela Andrade Dantas Mendonça (primeira mulher a dirigir o Conselho de Contabilidade de Sergipe, após 21 gestores do sexo masculino), destacou a dedicação dos profissionais.

Sessão Especial aconteceu nesta segunda-feira, 21

“Nesses 70 anos, os bravos profissionais vêm construindo a nossa história com muito louvor e com muita dedicação, onde reconhecimentos foram feitos no decorrer de décadas. A sociedade hoje em dia reconhece o papel do contador, aquele que iniciou anos atrás como guardador de livros, fomos evoluindo, saímos da categoria de técnicos e hoje em dia somos uma classe enorme, só no Estado de Sergipe nós temos mais de oito mil profissionais, em atividades temos quase 4 mil, então, somos um bom Exército”, ressalta Ângela Andrade.

No discurso ela destacou que ocasiões como essas são fundamentais. “Entendemos que o caminho trilhado foi correto. Quero agradecer ao deputado Georgeo Passos, aos conselheiros, que dedicaram tempo, conhecimento e inteligência em favor de uma classe. Estamos imensamente gratos por esse momento. Meu muito obrigado. Esse é um marco na nossa história”, completa.

In memorian

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade

o deputado Georgeo Passos fez uma saudação in memorian ao contador Josino Marques de Almeida. “O contador Josino Marques é merecedor do reconhecimento de toda a categoria contabilista sergipana, que em 31 de janeiro de 1947 iniciou a trajetória de uma longa jornada, construída há sete décadas por profissionais cada vez mais habilitados que buscam sempre dar o melhor de si para consolidação do CRC e reconhecimento social de toda classe”, destaca.

“A contabilidade ultrapassou milênios até se tornar uma ciência moderna, apesar do começo de forma empírica e primitiva, em meados do século XIX. Seu surgimento no Brasil se deu ainda no período colonial, onde fatos marcaram o processo evolutivo da profissão contábil, representada pela evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras alfândegas, surgidas em 1530, sobretudp quando Portugal nomeou Gaspar Lamego, primeiro contador-geral das terras do Brasil”, relembra.

Contabilistas participaram da solenidade

Georgeo Passos destacou outro fato marcante na História da Contabilidade no Brasil. “Dentre tantos outros, foi a criação do Conselho Federal de Contabilidade, em 27 de maio de 1946, através do decreto-lei nº 9.295 que definiu as atribuições do conhecido guarda-livros, operadores contábeis da época, trazendo em seu rastro, os conselhos regionais em todos os estados, um marco para a contabilidade brasileira”, afirma.

O deputado parabenizando o Conselho Regional de Contabilidade por seus 70 anos de criação. “E parabenizo a toda categoria contábil do Estado, que aqui compareceu para o reconhecimento necessário desta casa, por seu mérito laborativo nas diversas áreas em que atuam, numa oportuna e merecida homenagem”, finaliza.

A solenidade foi presidida pelo deputado Luciano Pimentel (PSB). “Parabenizo a todos os que fazem o Conselho de Contabilidade e a importância que tem o contador. Grandes lideranças do segmento contábil de Sergipe se destacam fora do Estado. Tenho certeza que essa Casa se sente muito tranquila e feliz nessa oportunidade de estar homenageando o Conselho e em especial ao deputado Georgeo Passos pela propositura”, afirma.

Mesa

Composição da mesa

A mesa foi composta pelo deputado Luciano Pimentel, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Clóvis Barbosa, a presidente do CRC/SE, Ângela Andrade Dantas Mendonça, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional DO Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior, o professor Édson Souza de Jesus, representando o Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa, a tenente Juliane Lima, representando a Capitania dos Portos de Sergipe e o secretário da Indústria e Comércio do Município de Aracaju, Jorge Santana, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira.

No plenário, a deputada Maria Mendonça e vários contadores, a exemplo de Jadson Ricarte e da diretora da Controladoria da Assembleia Legislativa de Sergipe, Maria Izabel de Góis Menezes, a presidente da Academia Sergipana de Contabilidade, Maria Salete Barreto e a promotora de Justiça, Ana Paula Machado.

Deputados entregam placa à Ângela Andrade

Na ocasião, os deputados Luciano Pimentel e Georgeo Passos fizeram a entrega de uma placa comemorativa aos 70 anos do Conselho Regional de Contabilidade.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira