Espaço do Servidor

Portal do Servidor

Notícias

Professores-doutores em Filosofia recebem Títulos de Cidadania Sergipana na Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe, entregou durante Sessão Especial no plenário da Alese, no final da tarde desta segunda-feira, 13, Títulos de Cidadania Sergipana aos professores-doutores do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcos Balieiro e Evaldo Becker.

Professor Evaldo Becker recebendo o Título

A autoria é da deputada Ana Lúcia Vieira (PT) e do ex-deputado Inaldo Silva (PcdoB). “Nada como ser professor na concepção do diálogo. O professor  Evaldo Becker sempre participa das audiências públicas aqui na Assembleia Legislativa. Com um vasto currículo, ele já era sergipano de coração e agora é sergipano de fato com essa homenagem recebida na Assembleia Legislativa de Sergipe”, diz a deputada Ana Lúcia.

“O nosso segundo homenageado também tem dado ampla contribuição ao Estado de Sergipe e desde 2010 legiona na Universidade Federal de Sergipe. As pesquisas desenvolvidas pelo professor Balieiro também contribuem com os direitos da natureza humana”, completa a deputada lembrando que os dois professores, intelectuais e pesquisadores, têm compromisso com a humanização da sociedade.

Homenageados

Professor-doutor Marcps Balieiro recebendo a homenagem

Professor-doutor Marcos Balieiro recebendo a homenagem

O professor-doutor Marcos Fonseca Ribeiro Baliero é natural da cidade de São Paulo e o professor Evaldo Becker é natural do Rio Grande do Sul.

“É um reconhecimento do qual eu fico muito feliz porque cheguei a Sergipe há 7 anos, pensando em fazer a carreira toda e me aposentar. Apesar das pequenas adversidades que a gente sabe que tem a profissão de professor, vejo que a gente tem realizado um trabalho de impacto e acredito que o reconhecimento da Assembleia tenha a ver com isso”, ressalta o chefe do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe, Marcos Fonseca Ribeiro Baliero lembrando que o Curso de Filosofia da UFS é o 18º do país.

Ele é pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM) e do Grupo Hume; possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo; Bacheralado em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Familiares, amigos e alunos dos professores

O professor-doutor Evaldo Becker disse que veio também pensando em se estabelecer e trabalhar duro para que a Universidade Federal de Sergipe seja cada vez mais reconhecida e pudesse prestar um serviço à comunidade. “Pra mim é um orgulho como professor de universidade pública, receber nesse momento, esse reconhecimento. Fico feliz porque em todo Estado, tenho muitos amigos desenvolvendo pesquisas. Realmente é uma honra, é um prazer estar recebendo esse retorno”, destaca.

Becker é coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFS; é professor do quadro permanente do Mestrado em Filosofia da UFS e do mestrado do Programa de Desenvolvimento e Meio  Ambiente (Prodema) da UFS; é pós-doutor em Filosofia pela Université Du Québec à Trois-Rivières; Pós-doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e doutor em Filosofia também pela USP; realizou Estágio de Doutorado junto à Equipe Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Paris IV – Paris Sorbonne e é Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba.

Mesa

Composição da Mesa

A Mesa foi composta pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Garibalde Mendonça (PMDB), o deputado Adelson Filho (PR), o assessor da Universidade Federal de Sergipe, Fred Amado, representando o reitor Ângelo Antoniolli, Érick Alves, assessor da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, representando o prefeito Padre Inaldo.

O deputado Garibalde Mendonça parabenizou o trabalho realizado em prol da sociedade sergipana e lembrou que os títulos de cidadania concedidos aos dois professores-doutores em Filosofia, foram aprovados por unanimidade.

Homenageado entrega quadro à deputada

No plenário, familiares e amigos dos homenageados, além dos deputados Ana Lúcia Vieira e Georgeo Passos (PTC).

Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: César de Oliveira